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1. PREMISSA:
Para ter acesso a tela INV0270, o usuário deverá solicitar na tela INF1220. Consultar o manual da tela INF1220 - SOLICITACAO DE ACESSO A PROGRAMAS.
Para conseguir inserir um investimento, será necessário estar liberado na própria tela INV0270, aba perfil investimento, permissão todos.
2. OBJETIVO:
Nessa tela é possível cadastrar os investimentos programados para um certo período, possibilitando discriminar onde o investimento será aplicado e o valor a ser investido.
2.1 Aba cadastro: Nessa aba é possível cadastrar um investimento que será utilizado durante o ano;
2.2 Aba usuário: Nessa aba é possível alocar os usuários que terão acesso a um determinado investimento;
2.3 Aba projeto: Nessa aba é possível cadastrar um projeto e vincular a um ou mais investimentos;
2.4 Aba perfil investimento: Nessa aba é possível fazer a liberação dos usuários por perfil;
2.5 Aba orçamento: Nessa aba é possível cadastrar o limite orçado para cada filial no Capex;
3. RESPONSABILIDADE:
3.1 Gestor: Liberar os usuários para digitação das solicitações de patrimônio;
3.2 Gestor: Cadastrar os investimentos e projetos dentro do orçamento previsto;
3.3 Usuário: Consultar e acompanhar se os investimentos estão dentro do orçamento e se as solicitações estão dentro do valor lançado no INV.
4. PROCEDIMENTO:
4.1 CADASTRO DE INVESTIMENTO:
Empresa: Preencher diretamente informando o código da empresa ou clicando na tecla [F9] para trazer uma lista de opções de empresas;
Filial: Preencher diretamente informando o código da filial ou clicando na tecla [F9] para trazer uma lista de opções de filiais;
Dpto: [CLICAR] na tecla [F9], será exibido uma lista com as possíveis opções;
Natureza de Gasto: [CLICAR] no FLAG e escolher entre as opções investimentos ou
Investimentos não previstos na proposta;
Situação: Preencher de acordo com as informações pertinentes ao Investimento a ser cadastrado.
Obras Externas: o campo deverá ficar “checado” caso o investimento for uma obra externa;
Investimento Ativo: o campo deverá ficar “checado” caso o investimento estiver ativo.
Orçado: o investimento deve ficar como SIM se houver orçamento e como NÃO se não houver orçamento.
Data Encerramento: deverá conter a data do término do investimento;
Iniciar Depreciação no encerramento: Está opção só deverá ser marcada caso não queira que o patrimônio siga o fluxo normal, que é começar a depreciação após 30 dias do lançamento da nota;
Data da primeira depreciação: Incluir a data que o patrimônio deve começar a depreciar caso não for seguir o fluxo normal;
Descrição: este campo deverá ter informações detalhadas do investimento.
Relatorio: gera o relatório INV0293 - Relatório de Consolidação das Solicitações sem e com Ordem de Compra por Contas.
Após informar os parâmetros, ir até o campo Data Final e pressionar [ENTER] ou [TAB] para gerar o relatório.
Data Início: campo que deverá conter a data inicial do investimento;
Data prevista para o Término: campo que deverá conter a data prevista para o término do investimento.
Todos os campos abaixo são relacionados aos valores a serem investidos, onde serão classificados no decorrer do investimento como: Orçado, Comprado Retroativo, Pago Retroativo, comprado sem Nota e Comprado por Conta.
Obras Civis, Montagens e Instalações, Máquinas e Equipamentos, Móveis e Utensílios, Veículos, Outros, Total.
Para cada valor especificado nos campos acima, ao clicar no botão pode se detalhar o investimento que compõem o valor total informado.
4.2 USUÁRIO:
A função dessa tela é alocar usuários para ter acesso ao investimento.
Novo usuário: Incluir o usuário que será liberado a digitar as solicitações para esse investimento;
[CLICAR] no botão adicionar;
Usuarios com permissão: [CLICAR] em cima do nome e no botão deletar, caso queira tirar o acesso do usuário;
4.3 PROJETO:
Esta tela tem o objetivo de cadastrar projetos e vincular o projeto a um ou vários investimentos.
4.4 PERFIL INVESTIMENTO:
A funcionalidade desta tela é cadastrar usuários conforme permissão de acesso ao investimento. Conforme imagem abaixo, existe os seguintes tipos de permissão:
Todos: usuário pode cadastrar, consultar e alterar o investimento;
Restrito: usuário pode apenas consultar o investimento;
Divisão Negócio: Possibilita na Primeira aba: Inserção, Alteração ou Exclusão; Possibilita na Segunda aba Adicionar ou Deletar;
Consulta: usuário pode consultar o investimento, mas consegue visualizar somente algumas informações. E o mesmo fica limitado ao acesso as telas: Cadastro de Investimento, Consulta e Usuário.
Se o usuário estiver consultando um investimento e não tiver permissão, as informações serão apresentadas por meio de asterisco (*), conforme a tela seguinte:
4.5 – ORCAMENTO:
A aba ORÇAMENTO, é utilizada para registar os orçamentos anuais referente a investimento.
Para registrar um valor de orçamento, preencher:
Empresa/filial: Informar a empresa e a filial responsável pelo investimento;
Ano: Informar o ano do orçamento;
Valor: Informar o valor do orçamento para o ano digitado;
Após preencher os campos, teclar ENTER para gravar.